fbpx
Written by Safety Solution

Saiba tudo sobre a norma NR-12

Para garantir a integridade física dos trabalhadores, a NR-12 prevê a aplicação de medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho e medidas de proteção individual. Assim, esses princípios regularizam todo o ciclo de funcionamento de prensas e similares, injetoras e máquinas de uso geral.

Esta norma também regulamenta requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas seguintes fases de utilização: construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento.

A implantação destas regras é de responsabilidade do empregador, que deve também orientar e capacitar todos os trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nas atividades para garantir o uso correto de todos os equipamentos.

Para isso, a NR-12 aborda os principais tipos de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) que devem ser utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.  Entre eles, cones, correntes e faixas de segurança, placas de sinalização, cadeados de bloqueio de energia, grades de contenção, alarmes sonoros e alertas luminosos.

Também são indicados os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), recomendados quando comprovada a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva e incluem: protetores auriculares e abafadores de ruídos, óculos e viseiras, sapatos, botas e botinas, coletes e macacões. Outras orientações previstas na NR-12 abordam as medidas administrativas, como treinamentos periódicos dos funcionários; as obrigações dos trabalhadores relativas aos procedimentos; as regras para o arranjo físico nos locais de instalação de máquinas e equipamentos; e os dispositivos elétricos, de parada de emergência e a sinalização adequada para evitar acidentes.

WhatsApp chat