Inventário de Máquinas e Equipamentos (IME)
É um documento exigido pelo item 12.153 da NR-12 e serve como base para o processo de análise de risco, diagnóstico e laudo de adequação das máquinas e equipamentos.

O Inventário de Máquinas e Equipamentos (IME) desenvolvido e executado pela Safety Solution promove, de maneira clara e objetiva, o cumprimento legal do item 12.153 da NR-12, além de embasar consistentemente os documentos sucessores necessários à adequação dos equipamentos e gerenciamento dos requisitos normativos.

Para cumprir sua função o Inventário de Máquinas e Equipamentos (IME) deve estar a disposição dos profissionais do nível tático e operacional, bem como dos departamentos de suporte como qualidade, manutenção e SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

O Inventário de Máquinas e Equipamentos (IME) deve ser elaborado e assinado por profissional habilitado, seguido de anotação de responsabilidade técnica (ART) e a empresa responsável por este serviço deve ser registrada no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Análise Preliminar de Riscos
A Análise Preliminar de Riscos executada pela Safety Solution pode, também, ser denominada apreciação de riscos, que compreende a análise de riscos, e a avaliação de riscos. Essa ferramenta é normatizada no Brasil, pelas ABNT NBR 14009:1997 (norma cancelada e incorporada pela próxima) ABNT NBR 14153:2013 e ABNT NBR 12100:2013.

A NBR 12100:2013 aplica as seguintes definições:
Análise de Riscos: combinação da especificação dos limites da máquina, identificação de perigos e estimativas de riscos;
Avaliação de Riscos: julgamento com base na análise de riscos do quanto os objetivos de redução de riscos foram atingidos;
Apreciação de Riscos: processo completo que compreende a análise de riscos e a apreciação de riscos;
A NR-12 traz em seu texto a obrigatoriedade de realizar análise de riscos antes de qualquer projeto de sistema de segurança de máquina (nova ou usada).

A Safety Solution oferece uma análise de riscos completa, objetiva e elucidativa, que atende a todas as normas nacionais e internacionais e embasa o processo de adequação das máquinas à NR-12 definindo os riscos de cada etapa de trabalho durante toda a vida útil, desde a concepção da máquina até o seu descarte.

A Análise de Riscos da Safety Solution define também a categoria de riscos da máquina, conforme exigido pela NR-12, baseada na ABNT NBR 14153:2013. Essa categorização determinará o número de componentes de segurança a serem utilizados bem como sua arquitetura de instalação (elétrica, hidráulica, pneumática, etc.).